sexta-feira, 13 de maio de 2011

Eita Diacho , Sô!

Em Português o duo sob/sobre é igual aos contos populares, parece piada, humor, mas ainda há quem caia na cilada. Em certa ocasião, pude ler a seguinte nota:
Sobre a fiscalização com que se pretende disciplinar a atividade dos mototaxistas e motoentregadores em Maringá, eles exercem sua profissão “sob duas rodas”. 
Fiquei sem entender?Será que os MOTOBOYS foram parar embaixo da própria moto?Um motociclista sob duas rodas só pode ter se acidentado. Acidentou-se a si mesmo?Como assim?  (...)
Foi então que tive a idéia de pedir ajuda ao tio Houaiss: ”eis uma confusão que persiste, embora as palavras em causa tenham sentidos opostos. Sob significa “debaixo de” (vem de sub, que se usa como elemento de formação em palavras como subterrâneo e subentender), sobre é “por cima de” e vem de super, que tem o mesmo sentido em latim”.
Talvez por se tratar de duas palavrinhas curtas e semelhantes, ouve-se às vezes dizer, erradamente, que alguém está, por exemplo, “sobre pressão”, ou seja, usa-se sobre em vez de sob.
Vamos treinar?
Observe a imagem (ABAIXO) e em seguida responda as questões que se pede com SOBRE ou SOB.



Imagem em :http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT14Brqqa-a6tIi4n2E333jh0jeZSWjws7QL4g2Gy0f6grEZKj1gw&t=1
  

a)    A estátua de Drummond está sentada __________ o banco, na praia de Copacabana.

b)    O pensador apóia a mão_________ uma das pernas.

c)    As pessoas passeiam na praia, isto é,____________a areia.

d)    A estátua queima __________ o sol ardente.
Gabarito:
a)SOBRE
b)SOBRE
c)SOBRE
d)SOB

Nenhum comentário:

Postar um comentário